Canal da Cobertura Transparente - Policarbonato | Vidro << Design | Notícias | Network >>

Este Blog é direcionado aos usuários, admiradores e profissionais que utilizam coberturas transparentes em policarbonato, vidro laminado ou outro tipo de material transparente. Temos aqui a missão de esclarecer e auxiliar a todos em todas as duvidas quanto ao produto, suas caracteristicas e qualidades, além de informações úteis atualizadas. Caso queira postar seu material, envie para coberturatransparente@bol.com.br

16 novembro 2006

<<< A maior estufa do mundo já construída >>>


THE EDEN PROJECT, St AUSTELL, CORNWALLProjeto: Nicholas Grimshaw & Partners

Éden é a maior estufa do mundo já construída, e consiste em um jardim botânico e parque temático, uma completa apresentação da bio - diversidade global e da dependência da vida humana ao meio ambiente.Encapsulado em bolhas translúcidas climatizadas é um centro de educação construído dentro de uma antiga área de mineração de caulim, criando um micro-clima protegido pela disposição do complexo abaixo do nível dos terrenos vizinhos. As enormes estufas (biomes) abrigam inúmeras espécies vegetais provenientes de Amazônia, África, Malásia, USA, do Mediterrâneo, Chile, Himalaia e Australásia, distribuídas em dois espaços climatizados, criando respectivamente as atmosferas Úmida Tropical - representando um ambiente de floresta tropical, e Morno Temperado - simulando condições mediterrâneas.



O gigantesco empreendimento demandou a criação de um modelo computadorizado da antiga mina e requereu a movimentação de 850.000m³ de terra para dar lugar às estufas e as várias vias de acesso, áreas de estacionamento, complexos sistemas de drenagem, estabilização de declives e rotas de acesso para visitantes.As fundações que seguem o sinuosos contornos servem de apóio às estruturas leves de aço tubular das cúpulas geodésicas que estão interligadas por arcos. A maior das cúpulas tem 100m de diâmetro e 45m de altura. O módulo hexagonal é capaz de variações adaptáveis na topografia do terreno.

A estrutura de aço utilizada, composta de elementos estruturais tubulares e sistema de conectores padronizados, e cujo peso total não supera as 1.000 toneladas, é altamente eficiente e facilmente transportável. Esta estrutura tem o fechamento dos vãos realizado por painéis de ETFE, filme plástico transparente formando almofadas de ar, proporcionando uma grande redução de peso comparando-se com uma possível execução em vidro, reduzindo os custos com transporte e facilitando a montagem.

As esferas possuem diâmetros diferentes, para atender tanto à topografia quanto as exigências de espaço internas, e a forma resultante dá a impressão de um organismo biomórfico.

O Projeto Éden é a maior cobertura transparente autoportante do mundo, cobrindo uma área aproximada de 23.000m² com painéis hexagonais individuais até 80m² (diâmetros que variam de 6 aé 8 m) entre os quais 232 painéis são controlados por computador e operáveis para ventilação.

A sinergia entre arquitetura e paisagem é fundamental para entender a filosofia do Projeto Éden. Assim o Centro de Visitantes, um edifício com forma de arco achatado cuja cobertura com grama reforça a noção que a área externa também faz parte do conjunto, cria a integração entre os dois conjuntos de esferas.Esta estrutura central comporta os serviços, restaurante e espaço para exibições.