Canal da Cobertura Transparente - Policarbonato | Vidro << Design | Notícias | Network >>

Este Blog é direcionado aos usuários, admiradores e profissionais que utilizam coberturas transparentes em policarbonato, vidro laminado ou outro tipo de material transparente. Temos aqui a missão de esclarecer e auxiliar a todos em todas as duvidas quanto ao produto, suas caracteristicas e qualidades, além de informações úteis atualizadas. Caso queira postar seu material, envie para coberturatransparente@bol.com.br

24 outubro 2006

Clarabóia e luz natural

Pirâmides e clarabóias são soluções para propiciar mais luz natural

ISABELLE SOMMA
Free-lance para a Folha de S. Paulo

Sob a batuta de pirâmides transparentes, blocos e telhas de vidro e amplas portas e janelas, os raios solares invadem a casa e trazem benefícios como a luminosidade e o conforto térmico.

Segundo a arquiteta Denise Barretto, 46, janelas grandes e portas-balcão são as opções mais baratas para atrair a claridade. Quem mora em apartamento, contudo, precisa obter o consentimento do condomínio para adotá-las.

Outra possibilidade é instalar uma clarabóia no telhado. "Exige boa calafetação [vedação] dos vãos do telhado, para que não haja infiltração", alerta a arquiteta. Há modelos que podem ser abertos, melhorando a ventilação.

Barretto também sugere substituir, com parcimônia, telhas de cerâmica pelas de vidro. "O telhado de vidro é muito prático, mas deixa o ambiente totalmente exposto", explica.

A arquiteta Mirella Vetillo, 33, reverteu a falta de luminosidade no escritório de uma residência com uma pirâmide transparente. "No ambiente só havia duas pequenas janelas laterais, e os vizinhos eram muito próximos, então colocamos uma pirâmide no meio, o que trouxe mais luz."

A pirâmide é feita de alumínio e policarbonato e conta com uma persiana para controle da luz. Segundo ela, o policarbonato, além de resistente, é mais leve do que o vidro, por isso não exige modificações na estrutura.

Paredes

A arquiteta Flavia Ralston, 43, sugere tijolos de vidro. "Deixam a iluminação entrar, mas dão privacidade. Costumo usar em halls de escadas e de banheiros", comenta. Como o bloco de vidro é mais leve do que a alvenaria, a estrutura da casa não precisa ser alterada.

Para refrescar o ambiente, ela sugere instalar, em paredes opostas, vidros que não sejam fixos. "Dá para obter uma ventilação cruzada", afirma.

Contudo, ressalta que o vidro encarece os projetos, e deve ser usado com cuidado para não estourar o orçamento.

A arquiteta lembra que, ao instalar grandes janelas ou coberturas transparentes, o morador ganha uma nova preocupação: a vista. "Tem de fazer um belo jardim ou uma fonte", exemplifica.

A cor das paredes pode ajudar, segundo Barretto, já que matizes claros refletem mais a luz. "É o caso do branco, dos tons areia e dos quentes, como amarelos e creme. Um azul claro também reflete bem a luz, mas o ambiente fica um pouco mais frio", comenta.

Mas, ao abrir a casa ao sol, o morador deve tomar cuidados para conservar a mobília e proporcionar conforto térmico.