Canal da Cobertura Transparente - Policarbonato | Vidro << Design | Notícias | Network >>

Este Blog é direcionado aos usuários, admiradores e profissionais que utilizam coberturas transparentes em policarbonato, vidro laminado ou outro tipo de material transparente. Temos aqui a missão de esclarecer e auxiliar a todos em todas as duvidas quanto ao produto, suas caracteristicas e qualidades, além de informações úteis atualizadas. Caso queira postar seu material, envie para coberturatransparente@bol.com.br

17 outubro 2006

Piso de vidro valoriza ambientes



Divulgação


Até pouco tempo atrás, a idéia de existir um piso feito totalmente de vidro parecia impossível e distante. Entretanto, com todo o avanço das novas tecnologias, o que era quase utópico virou realidade, e com muito sucesso. Atualmente, o vidro pode ser utilizado em pisos, vigas, pilares, controle térmico-acústico, segurança contra acidentes, proteção contra atos de vandalismo, envidraçamento estrutural e muitas outras opções. “As possibilidades oferecidas por esse material são inúmeras, basta usar a imaginação”, afirma Ricardo Macedo, diretor da Engevidros, empresa especializada em projetos com vidros.

Desde a execução do piso de vidro do Museu Oscar Niemeyer pela Engevidros, em 2002, houve uma popularização deste elemento, que passou a ser utilizado em grandes obras. Recém-inaugurado em Curitiba e também executado pela Engevidros, o Park Shopping Barigüi conta com quatro pisos envidraçados, que formam “tapetes de luz”, pois possuem iluminação sob o vidro em forma de trapézios, com 6.500 milímetros de base por 4.800 milímetros de altura. O piso foi instalado sobre uma estrutura metálica, com ajustes de altura reguláveis. Além disso, os vidros receberam um desenho especialmente criado para essa obra.

Outro shopping center que optou pela utilização do piso de vidro foi o Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). Neste caso, o piso foi empregado na passarela de ligação aérea entre as duas alas do shopping. A passarela possui 5.000 milímetros de largura e 11.000 milímetros de comprimento. O acabamento dos vidros é opacado e possui uma rosácea com a logomarca do shopping gravada no centro da passarela. Os cinemas do Shopping Itaim de São Paulo, também terão piso de vidro, num total de quinze peças medindo 1.200mm por 1.550mm, com acabamento opacado.

Além dos shopping centers, os pisos de vidro já estão sendo utilizados em residências, como é o caso do apartamento da arquiteta Ivana Malcemzie , no qual há um mezanino e uma interessante ligação entre ambientes, através do piso de vidro protegido por um guarda-corpo de vidro auto-portante, prova de que ambientes requintados apostam na utilização do vidro para dar um toque especial ao projeto.



Equipe Canal do Policarbonato