Canal da Cobertura Transparente - Policarbonato | Vidro << Design | Notícias | Network >>

Este Blog é direcionado aos usuários, admiradores e profissionais que utilizam coberturas transparentes em policarbonato, vidro laminado ou outro tipo de material transparente. Temos aqui a missão de esclarecer e auxiliar a todos em todas as duvidas quanto ao produto, suas caracteristicas e qualidades, além de informações úteis atualizadas. Caso queira postar seu material, envie para coberturatransparente@bol.com.br

06 outubro 2006

Película em vidro: Valorização e Design na Arquitetura




Películas oferecem inovação e segurança em projetos arquitetônicos


Películas com foco exclusivo em projetos de arquitetura, construção, decoração e design
Arquitetos, construtores, decoradores e designers agora possuem um novo elemento para seus projetos. São as películas protetoras, também conhecidas como window films ou insulfilms, entre outros nomes. Em São Paulo, uma das empresas que se destacam no fornecimento desse material diferenciado é a Action Film. "O produto começa a ganhar mercado no Brasil, onde os usuários o reconhecem e aplicam cada vez mais em função dos diversos benefícios e economia em projetos arquitetônicos", afirma Bruno Rafael May, Diretor Comercial da Action Film.
Essas películas oferecem controle solar, protegem e amenizam a iluminação e temperatura de ambientes e ainda oferecem o fator segurança, no caso de estilhaçamento de vidros ou tentativas de assalto ou vandalismo. Com essas características, os produtos são cada vez mais instalados em residências, escritórios, guaritas ou qualquer ambiente envidraçado.
Os projetos que começam a ganhar corpo no país já são amplamente adotados nos Estados Unidos e Europa há algum tempo. Um famoso exemplo norte-americano é o prédio da matriz da Esso em Houston, no Texas, que tem 30 anos de existência. Em suas 6.200 janelas, espalhadas por 43 andares, foi instalada uma película de controle solar de alta tecnologia. A instalação dos 15.000 metros quadrados de película proporciona sensível economia de energia e uma grande melhora estética do edifício. Na cidade de São Paulo, um dos casos de aplicação de película em grandes obras é o prédio do MASP - Museu de Arte de São Paulo.
A película protetora é constituída de diversas camadas incluindo poliéster, pigmento, adesivo de fixação, adesivo de laminação, liner, camada de anti-risco (scratch resistant), proteção UV e metais. Seu grande rival no mercado é o vidro laminado, normalmente utilizado nos mesmos projetos arquitetônicos. "O principal diferencial que oferecemos ao apresentar a novidade aos consumidores é a economia, já que a película possibilita reduções de até 70% no orçamento de projetos em comparação com uso do vidro laminado", aponta May.
Presente no mercado brasileiro há oito anos com atuação que abrange todo o território nacional, a Action Film é uma das únicas empresas que aposta especificamente no promissor mercado de películas com foco exclusivo em projetos de arquitetura, construção, decoração e design. Segundo May, esse é um mercado muito promissor e pouco explorado no Brasil. "Para se ter uma idéia, crescemos uma média de 170% nos últimos meses e nossa perspectiva é crescer mais de 300 % no próximo ano", completa.
O quase desconhecido uso da película protetora, window film ou insulfilm oferece benefícios que merecem ser considerados em reformas ou construções. Os profissionais do setor a adotam simplesmente por razões estéticas, obtendo rapidamente um exterior mais bonito, moderno e harmonioso ou ainda com foco na saúde, já que o produto rejeita em 99% os raios ultra-violeta. Outra possibilidade é a economia com ar-condicionado em função da retenção do calor ou ainda as questões de segurança já que a película deixar o vidro mais escuro e possui um tipo de cola extremamente poderosa. Nesse último caso, se houver a quebra do vidro, o produto na maioria das vezes segura os estilhaços, evitando acidentes. É uma boa alternativa para os que procuram opções de reduzir os custos em seus projetos.

Contribuição: Pele de Vidro - Design e Arquitetura