Canal da Cobertura Transparente - Policarbonato | Vidro << Design | Notícias | Network >>

Este Blog é direcionado aos usuários, admiradores e profissionais que utilizam coberturas transparentes em policarbonato, vidro laminado ou outro tipo de material transparente. Temos aqui a missão de esclarecer e auxiliar a todos em todas as duvidas quanto ao produto, suas caracteristicas e qualidades, além de informações úteis atualizadas. Caso queira postar seu material, envie para coberturatransparente@bol.com.br

17 setembro 2006

Tipos e a Tendência do Vidro Aramado na Construção e Arquitetura


Inicialmente o vidro tinha como propósito filtrar a luz e proteger contra incidentes, mas com o passar dos anos e o avanço tecnológico e para responder as novas exigências do mercado o vidro se tornou uma das grandes tendências da arquitetura e decoração, sendo utilizado em diversos ambientes, possibilitando uma visão privilegiada do exterior e mantendo o contato com a natureza, garantindo a segurança de bens e pessoas. É um dos raros materiais de construção cujo uso pode ser tão diversificado graças a sua propriedade multifuncional. Para tanto deve-se fazer a escolha adequada do vidro em função das necessidades do projeto.Existe no mercado um variado leque de opções com características técnicas específicas para cada uso:Vidro impresso – É translúcido e produzido com grande variedade de padrões, texturas, espessuras e cores, proporcionando efeito decorativo, privacidade e conforto. É indicado para boxes de banheiro, divisórias, fachadas, esquadrias, decoração em geral, como também móveis, eletrodomésticos e instalações industriais.
Vidro refletido - Os vidros refletivos, também chamados de vidros metalizados, são vidros que recebem um tratamento, onde recebem óxidos metálicos, com a finalidade de refletir os raios solares, reduzindo a entrada de calor, proporcionando ambientes mais confortáveis e economia de energia com aparelhos de ar condicionado.
Vidro temperado - Vidros temperados são vidros que são submetidos a um processo de aquecimento e resfriamento rápido tornando-o bem mais resistente à quebra por impacto. Apresenta uma resistência cerca de 4 vezes maior que o vidro comum.
Vidro Laminado - O vidro laminado é um vidro constituído por duas chapas de vidro intercaladas por um plástico chamado Polivinil Butiral (PVB), a principal característica desse vidro, é que em caso de quebra, os cacos ficam presos ao PVB, reduzindo o risco de ferimento às pessoas e também o atravessamento de objetos.
Vidro Aramado - O vidro aramado é translúcido, proporcionando privacidade e estética ao seu projeto, ampliando o conceito de iluminação com segurança e requinte. Disponível nas cores azul, cinza e incolor, torna-se um aliado para os projetos criativos. Recomendado para múltiplo uso em coberturas, guarda-corpos, portas, sacadas e outros.
Vidro Duplo ou Vidro Termo-acústico – Possui este nome pois dependendo da sua composição, podem oferecer isolamento térmico e isolamento acústico. O isolamento térmico se dá, pois a câmara de ar, serve como isolante para a passagem de calor do vidro externo para o interior do ambiente.
Vidro duplo com cristal liquido – Este é um vidro laminado, composto por duas chapas de vidro, incolor ou colorido, entre os quais é colocado um filme de cristais líquidos em um campo elétrico.Quando este campo é ativado, os cristais líquidos se alinham, tornando o um vidro transparente. Quando o campo magnético é desativado, o vidro passa a ser translúcido, podendo ser repetida a operação quantas vezes for desejado.Recomendações de utilizaçãoPara a confecção de um piso em vidro ou de escadas, devemos utilizar um vidro laminado, pois é o único produto que oferece total segurança e impede que as pessoas caiam em caso de quebra. Para a determinação da espessura do vidro, devemos estimar a sobrecarga que será exercida sobre ele, bem como o uso da construção (residencial, comercial ou industrial), além das dimensões das peças e da forma como serão apoiados na estrutura.

Fonte: Planeta Imóvel