Canal da Cobertura Transparente - Policarbonato | Vidro << Design | Notícias | Network >>

Este Blog é direcionado aos usuários, admiradores e profissionais que utilizam coberturas transparentes em policarbonato, vidro laminado ou outro tipo de material transparente. Temos aqui a missão de esclarecer e auxiliar a todos em todas as duvidas quanto ao produto, suas caracteristicas e qualidades, além de informações úteis atualizadas. Caso queira postar seu material, envie para coberturatransparente@bol.com.br

03 setembro 2006

Luz Natural - O Policarbonato ajuda a clarear

Luz natural
O uso de coberturas de policarbonato traz sofisticação e contemporaneidade ao ambiente
Por Juliana Crem


Cobertura de policarbonato protege sem tirar a claridade do local
Uma das principais tendências em arquitetura e design nos últimos anos tem sido o uso cada vez mais freqüente de transparência e luminosidade. Para obter tais resultados, muitos profissionais optam por cobrir as casas com um produto chamado policarbonato, ou encher as casas de janelas imensas de vidro.
Mas a beleza tem um preço e não se trata apenas do material escolhido na hora de montar a estrutura do local. Para se viver em um local onde o telhado é transparente é preciso tomar algumas precauções para que a casa não se transforme em uma estufa, além, de fazer a manutenção adequada para manter a transparência e beleza do material.



Escolhendo materiais
Beleza e iluminação natural garantidos
O policarbonato é um material termoplástico, ou seja, um derivado do plástico que molda facilmente quando aquecido, leve, transparente e 300 vezes mais resistente que o vidro e 30 vezes mais resistente que o acrílico, é um produto muito utilizado pelos arquitetos e engenheiros em projetos que visam aproveitar ao máximo a iluminação natural.
É possível utilizar a transparência deste material em telhados, toldos, paredes inteiras e coberturas retráteis em ambientes fechados ou abertos, como piscinas, churrasqueiras e garagens, jardins de inverno, corredores laterais, entre outros.
"Em determinadas aplicações, o policarbonato é mais eficiente do que o vidro e, inclusive, não influencia no IPTU, pois é considerado um material móvel", explica Luis Antonio de Sousa Filho, gerente comercial da empresa Metalpoli, especialista em engenharia de policarbonatos.
O material tem outra vantagem quando comparado com o vidro: pode ser curvado. A estrutura na qual as placas são colocadas varia, em geral, de madeira, alumínio ou aço carbono.
O vidro utilizado nas paredes e coberturas é o vidro laminado, que é mais resistente que o vidro comum. Este tipo de material é uma espécie de sanduíche de dois vidros com uma resina ou borracha transparente que impede que o produto estilhace em caso de quebra. Pode ser incolor, verde, bronze ou cinza e geralmente tende a ser espelhado.


Pode vir quente


Piscinas e outras áreas podem ter cobertura retrátil
Para evitar o chamado "efeito estufa" que o material pode causar, existe o policarbonato refletivo, que possui em sua estrutura uma película que reflete os raios ultravioletas e impede que a casa se aqueça, o que reduz de 35% a 50% o calor dentro do local.
Este tipo de policarbonato não é espelhado, mas também não chega a ser totalmente transparente. Quando comparado com o policarbonato cristal (incolor), ele é cerca de 10% mais opaco.
Outra possibilidade são as coberturas retráteis, que podem ser elétricas ou manuais. "O policarbonato refletivo não deixa esquentar, mas assim mesmo é interessante usar um sistema de ventilação ou as coberturas retráteis caso não se queira o efeito estufa", afirma Marco Antonio da Rocha Pie, gerente comercial da empresa Coberturas Zona Norte, especializada neste tipo de serviço.

Serviço:Metalpoli - coberturas em policarbonato e vidro laminadoTel. (15) 3233- 8484 E-mail: vendas@metalpoli.com.brwww.metalpoli.com.br

Todas as imagens foram gentilmente cedidas pela empresa Metalpoli.