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24 outubro 2006

Clarabóia e luz natural

Pirâmides e clarabóias são soluções para propiciar mais luz natural

ISABELLE SOMMA
Free-lance para a Folha de S. Paulo

Sob a batuta de pirâmides transparentes, blocos e telhas de vidro e amplas portas e janelas, os raios solares invadem a casa e trazem benefícios como a luminosidade e o conforto térmico.

Segundo a arquiteta Denise Barretto, 46, janelas grandes e portas-balcão são as opções mais baratas para atrair a claridade. Quem mora em apartamento, contudo, precisa obter o consentimento do condomínio para adotá-las.

Outra possibilidade é instalar uma clarabóia no telhado. "Exige boa calafetação [vedação] dos vãos do telhado, para que não haja infiltração", alerta a arquiteta. Há modelos que podem ser abertos, melhorando a ventilação.

Barretto também sugere substituir, com parcimônia, telhas de cerâmica pelas de vidro. "O telhado de vidro é muito prático, mas deixa o ambiente totalmente exposto", explica.

A arquiteta Mirella Vetillo, 33, reverteu a falta de luminosidade no escritório de uma residência com uma pirâmide transparente. "No ambiente só havia duas pequenas janelas laterais, e os vizinhos eram muito próximos, então colocamos uma pirâmide no meio, o que trouxe mais luz."

A pirâmide é feita de alumínio e policarbonato e conta com uma persiana para controle da luz. Segundo ela, o policarbonato, além de resistente, é mais leve do que o vidro, por isso não exige modificações na estrutura.

Paredes

A arquiteta Flavia Ralston, 43, sugere tijolos de vidro. "Deixam a iluminação entrar, mas dão privacidade. Costumo usar em halls de escadas e de banheiros", comenta. Como o bloco de vidro é mais leve do que a alvenaria, a estrutura da casa não precisa ser alterada.

Para refrescar o ambiente, ela sugere instalar, em paredes opostas, vidros que não sejam fixos. "Dá para obter uma ventilação cruzada", afirma.

Contudo, ressalta que o vidro encarece os projetos, e deve ser usado com cuidado para não estourar o orçamento.

A arquiteta lembra que, ao instalar grandes janelas ou coberturas transparentes, o morador ganha uma nova preocupação: a vista. "Tem de fazer um belo jardim ou uma fonte", exemplifica.

A cor das paredes pode ajudar, segundo Barretto, já que matizes claros refletem mais a luz. "É o caso do branco, dos tons areia e dos quentes, como amarelos e creme. Um azul claro também reflete bem a luz, mas o ambiente fica um pouco mais frio", comenta.

Mas, ao abrir a casa ao sol, o morador deve tomar cuidados para conservar a mobília e proporcionar conforto térmico.

17 outubro 2006

Piso de vidro valoriza ambientes



Divulgação


Até pouco tempo atrás, a idéia de existir um piso feito totalmente de vidro parecia impossível e distante. Entretanto, com todo o avanço das novas tecnologias, o que era quase utópico virou realidade, e com muito sucesso. Atualmente, o vidro pode ser utilizado em pisos, vigas, pilares, controle térmico-acústico, segurança contra acidentes, proteção contra atos de vandalismo, envidraçamento estrutural e muitas outras opções. “As possibilidades oferecidas por esse material são inúmeras, basta usar a imaginação”, afirma Ricardo Macedo, diretor da Engevidros, empresa especializada em projetos com vidros.

Desde a execução do piso de vidro do Museu Oscar Niemeyer pela Engevidros, em 2002, houve uma popularização deste elemento, que passou a ser utilizado em grandes obras. Recém-inaugurado em Curitiba e também executado pela Engevidros, o Park Shopping Barigüi conta com quatro pisos envidraçados, que formam “tapetes de luz”, pois possuem iluminação sob o vidro em forma de trapézios, com 6.500 milímetros de base por 4.800 milímetros de altura. O piso foi instalado sobre uma estrutura metálica, com ajustes de altura reguláveis. Além disso, os vidros receberam um desenho especialmente criado para essa obra.

Outro shopping center que optou pela utilização do piso de vidro foi o Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). Neste caso, o piso foi empregado na passarela de ligação aérea entre as duas alas do shopping. A passarela possui 5.000 milímetros de largura e 11.000 milímetros de comprimento. O acabamento dos vidros é opacado e possui uma rosácea com a logomarca do shopping gravada no centro da passarela. Os cinemas do Shopping Itaim de São Paulo, também terão piso de vidro, num total de quinze peças medindo 1.200mm por 1.550mm, com acabamento opacado.

Além dos shopping centers, os pisos de vidro já estão sendo utilizados em residências, como é o caso do apartamento da arquiteta Ivana Malcemzie , no qual há um mezanino e uma interessante ligação entre ambientes, através do piso de vidro protegido por um guarda-corpo de vidro auto-portante, prova de que ambientes requintados apostam na utilização do vidro para dar um toque especial ao projeto.



Equipe Canal do Policarbonato

Policarbonato, um mercado crescente no Brasil

Policarbonato ganha mercado no Brasil


O policarbonato é um plástico de alta resistência inovador e muito utilizado na produção industrial, construção civil, iluminação, decoração, segurança e eletrodomésticos. Apesar do crescimento em sua utilização, como por exemplo, nos ventiladores lançados pela Spirit, com pás feitas em policarbonato colorido, o País ainda está muito aquém de nações desenvolvidas como os Estados Unidos, que tem um consumo per capta de policarbonato cerca de 22 vezes maior que Brasil.

Até pouco tempo o material era limitado a mercados de alta sofisticação tecnológica, hoje ele vem ganhando espaço no Brasil. Um dos mais avançados polímeros do mercado, o policarbonato tem excelente transparência, alta resistência térmica (suporta temperaturas de até 130º C) e mecânica (é o mesmo composto das janelas dos aviões e dos escudos da Polícia Militar, por exemplo). O material também se destaca por sua grande flexibilidade (após ser dobrado, o material volta à sua forma original sem marcas ou ranhuras), que permite sua larga utilização na indústria automotiva e de eletroeletrônicos.

Por ser atóxico, o policarbonato é muito utilizado na produção de equipamentos médicos, embalagens alimentícias e mamadeiras. Devido às características de transparência, resistência à temperatura e resistência a impactos elevadíssimos, propriedades que não estão associadas em outro tipo de material, o policarbonato vem permitindo ao fabricante liberdade de design e facilidade de produção das peças finais, o que contribuiu para a sua maior disseminação no País.

Em termos unitários, o policarbonato pode chegar a custar até o dobro que materiais commodities. Mas, se o processo for direcionado desde o início para o policarbonato, os custos gerais são bastante competitivos, em função das economias obtidas pelas propriedades do material, com a vantagem de se ter um produto de qualidade superior.

A projeção de crescimento do uso do policarbonato no País contribuiu para a decisão da Policarbonatos do Brasil, única empresa fabricante da resina de policarbonato da América Latina em operação no País desde 1985, em ampliar a capacidade de sua produção. A empresa investirá US$ 2 milhões para aumentar em 20% a sua produção, o que significa mais 3 mil toneladas/ano. Metade deste volume deverá ser consumido pelo mercado nacional e o restante será dedicado à exportação. Atualmente, 50% da produção da Policarbonatos do Brasil é exportada para mercados como EUA, Europa, África e América Latina.

Com este investimento, a empresa espera aumentar seu faturamento em aproximadamente 20% em 2006, quando a expansão entrar em operação. Hoje, o mercado brasileiro de policarbonatos gira em torno de 20 mil toneladas/ano, sendo que a Policarbonatos do Brasil tem capacidade de produção equivalente a 15 mil toneladas/ano.

Para ampliar ainda mais o seu mercado, Policarbonatos do Brasil lança na Brasilplast, Feira Internacional da Indústria do Plástico, que acontece até o dia 8 de abril, no Anhembi, em São Paulo, a versão colorida do policarbonato anti-chama, lançado no ano passado apenas na versão cristal. O produto permitirá maior atuação nos mercados de telecomunicação e eletroeletrônicos.

Segundo o gerente comercial da Policarbonatos do Brasil, Antonio Pedro Machado, o crescimento do policarbonato até 2003 foi bastante irregular. Ainda existe uma falta de conhecimento significativo sobre o produto e sua característica de resolver problemas técnicos em aplicações complexas. Entretanto há uma mudança de visão do mercado brasileiro.

Um dos motivos desta mudança é a inventividade do brasileiro. Para Machado, produtos como os ventiladores Spirit, concebidos pelo Estúdio Índio da Costa, são um bom exemplo de criatividade e visão comercial do mercado nacional. A parceria entre Spirit e Índio da Costa fez o antigo ventilador, com design ultrapassado, se tornar um produto moderno e cobiçado pelo mercado internacional. A Spirit já exporta seus ventiladores para oito países.

16 outubro 2006

A versatilidade do policarbonato: Ventilador

Ventos da mudança

Spirit revoluciona mercado de ventiladores de teto.





A




primeira vista pode até parecer mais um dos slogans de campanha eleitoral, mas não é nada disso. Os ventos dessa mudança são provocados por uma revolução no design dos ventiladores de teto. Os antigos modelos feitos de metal e madeira conferiam ao produto um ar, literalmente, pesado e lento, e quando não, muito barulho também. Sem contar ainda o enorme gasto de energia elétrica.




O uso de apenas duas pás no
Spirit, faz uma referênca
às hélices de um avião.
A linha Spirit, projetada pelo escritório de Guto Índio da Costa foi inspirada nas hélices dos aviões monomotores. O Ventilador inova no design com apenas duas pás, e também no material com que são feitas as peças do ventilador. O Spirit é produzido a partir de policarbonato injetado, um material usado em janelas de aviões. Esse material além de totalmente reciclável é bem mais leve que os outros existentes no mercado.Além disso, o policarbonato tem uma flexibilidade impressionante. Se dobras as hastes, elas chegam quase a encostar uma na outra sem apresentar nenhum tipo de deformidade. Essa envergadura é o segredo que proporciona ao ventilador 30% a mais de jatos de vento que os outros disponíveis no mercado. Sem contar ainda, a economia de energia elétrica proporcionada por essa moderna resina.

O desenho do Spirit é tão singular que já conquistou dois prêmios importantíssimos para do design nacional. Um deles o IF Design Hannover 2002. Considerado o "Oscar" do Design mundial. No Brasil, o Spirit também foi um dos vencedores do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. A reinvenção do vento como também está sendo chamado o Spirit promete causar um verdadeiro vendaval no mercado de ventiladores de teto.

Esse é definitivamente o ventilador dos sonhos dez entre dez arquitetos e decoradores. Simples e ao mesmo tempo sofisticado, ele cai bem em qualquer ambiente do mais minimalista ao mais soft. Sem contar as cores. Na paleta tem seis tonalidades deferentes e atuais como o limão, o tangerina, o azul índigo, o branco, o grafite e translúcido.

Mais informações:
www.ventiladorspirit.com.br
No site do Spirit você consegue uma lista completa de pontos de venda em todo o país

14 outubro 2006

||| O uso do Policarbonato no mobiliário urbano |||

Mobiliário urbano

Prefeituras municipais estão cada vez mais preocupadas com os objetos públicos que integram a paisagem urbana


Edição 62

Bancas de revistas ganham importância
com designs mais arrojados e modernos


O mobiliário urbano forma, com o mobiliário escolar, um grande grupo de produtos que trazem sérias preocupações para as prefeituras. São materiais de elevado custo, que estão diretamente ligados ao conforto e segurança do cidadão.

Como não poderia deixar de ser, passam a interessar diretamente às empresas que atuam nos setores, que se esmeram no atendimento aos municípios. Particularmente, porque na nova economia globalizada só continuam no mercado as organizações mais eficazes, que cumprem com maior determinação o tripé qualidade, preço, atendimento.



Objetos devem ser capazes de se
integrar à paisagem urbana



No Especial deste mês, a revista Cidades do Brasil traz aos leitores os conceitos que regem os setores, novidades e informações para consumo, principalmente, pelos gestores municipais.

Hoje em dia quando o urbanismo é uma prática multidisciplinar e a cidade uma estrutura altamente complexa, é muito importante pensar que toda vez que são incorporados novos objetos ao espaço público, eles devem ser capazes de se integrar positivamente à paisagem urbana. Isto é, serem aptos a contribuir para qualificar o espaço introduzindo uma clara idéia de ordem, com forte conteúdo estético.

O arquiteto Jorge Mario Jáuregui ressalta que “eficiência no desempenho das suas funções reais e simbólicas, adequação climática e cultural, bem como facilidade de leitura, são os aspectos básicos do que chamamos de mobiliário urbano. Designação que engloba desde objetos ‘habitáveis’ ou micro arquiteturas (tais como abrigos de ônibus, banheiros públicos, quiosques, cabines de segurança) até tratamento de calçadas, placas de sinalização, relógios públicos e outros”.

Visto deste ângulo, a definição de um conjunto de elementos de mobiliário urbano para a cidade é uma parte componente do desenho urbano.

Jáuregui destaca que “hoje, a cultura do espaço urbano exige, quando se pensa em espaço público, que a introdução de qualquer novo elemento ou o redesenho dos existentes, contemple a complexidade do fato urbano. As novas exigências de conforto no uso da cidade devem estar baseadas numa também nova interpretação de três fatores básicos: a racionalidade, a emotividade e a funcionalidade”.



O mobiliário urbano pode contribuir
para revelar identidade da cidade



Por isso o projeto do mobiliário urbano para uma cidade é uma oportunidade de contribuir significativamente para a afirmação de sua identidade.

Assim, o projeto para o Rio de Janeiro (constituir uma família coerente de elementos), a proposta formal dos objetos (busca da síntese da forma e resposta às características climáticas e culturais) e o nível técnico das soluções elaboradas, estabelecem a base do desenho do arquiteto Jáuregui, que venceu a licitação do mobiliário urbano para a zona sul do Rio.

Mais de 8,5 mil equipamentos em Curitiba
Com investimentos da ordem de US$ 15 milhões, a Clear Channel Adshel - divisão de mobiliário urbano da Clear Channel Worldwide, entrou oficialmente no mercado curitibano em 2003. Considerada a maior no segmento de publicidade exterior no mundo, a empresa assinou um contrato com a Prefeitura Municipal de Curitiba para implementar o novo mobiliário urbano na cidade.

De acordo com a Clear Channel, depois do Rio de Janeiro, Curitiba é o principal mercado de atuação da multinacional no país. Segundo o presidente da empresa no Brasil, Emílio Medina, os índices de desenvolvimento apresentados pela cidade fizeram com que a empresa voltasse suas atividades para o Paraná. Na opinião do presidente, além de apresentar uma taxa de alfabetização de 94,5% e um PIB per capita de R$ 9.137,00, Curitiba é uma das capitais brasileiras com maior potencial de crescimento.



Arquiteto Manoel Coelho
desenvolveu equipamentos exclusivos



Durante 20 anos, a empresa é a responsável pela concepção, desenvolvimento, fabricação, instalação, manutenção, limpeza e conservação de abrigos de ônibus e táxis, bancas de jornal, lixeiras, quiosques, totens informativos, relógios eletrônicos, entre outros, totalizando mais de 8,5 mil equipamentos com e sem publicidade. Em troca, poderá comercializar os espaços publicitários existentes em parte deste mobiliário.

Com o intuito de adequar o design e a funcionalidade das peças às características de Curitiba, a Clear Channel contratou o arquiteto Manoel Coelho para desenvolver equipamentos exclusivos para o mobiliário em toda a cidade. A empresa procurou um profissional com identificação com a cidade para propor uma solução integrada à paisagem de Curitiba.

Ponto de ônibus no Rio de Janeiro,
com mais segurança e conforto para os usuários


De acordo com Emílio Medina, a empresa atingiu em 2004 um faturamento duas vezes maior do que os números obtidos pela empresa em todo o ano de 2003. Ele explica que os anunciantes podem obter muitas vantagens ao veicular suas campanhas no mobiliário urbano. Trata-se de um veículo limpo, que deixa os produtos próximos ao consumidor, sendo de grande utilidade pública.



O relógio que anuncia as horas,
ao mesmo tempo, expõe o produto



Tal fato pode ser observado em cada uma das peças: ao mesmo tempo em que anuncia as horas, o relógio da Clear Channel expõe o produto, por exemplo. Os abrigos de ônibus, por sua vez, protegem as pessoas e apresentam os últimos lançamentos do mercado.

Inversão da
lógica convencional

As estações viárias de transferência desenhadas por Marcelo Barbosa e Jupira Corbucci compõem o sistema de transporte público integrado do município de São Paulo. Criadas para ocupar os corredores (agora chamados de Passa-Rápido), as estações são estruturadas por dois pórticos paralelos, cada qual formado por uma linha curva contínua.

O sistema estrutural das plataformas inverte a lógica convencional das paradas de ônibus, criadas a partir de cortes transversais. Vencedor de concurso fechado do qual participaram outros cinco escritórios locais, o projeto propõe estações de transferência com dez tamanhos, a partir de um desenho básico. Segundo Barbosa, era o único, entre os concorrentes, que não partia da multiplicação de pequenos pontos de ônibus.

“Na maioria dos casos, estão previstas grandes plataformas: não faz sentido multiplicar pequenas estruturas”, relata o arquiteto. Outro ponto favorável ao projeto é a instalação em vias inclinadas: se fossem modulares, acabariam criando um indesejável escalonamento da cobertura.

Além dos corredores, existe a possibilidade de implantar as estações em passeio público, por isso não é interessante que elas tenham “uma fachada” impedindo a visão. Para reduzir ao máximo a interferência urbana, os autores inverteram o processo de criação de paradas de ônibus, geralmente projetadas a partir de cortes transversais.



Estações paulistas são estruturadas
por dois pórticos paralelos



O desenho adotado utiliza dois pórticos longitudinais, cada um formado por uma viga metálica calandrada, com 22 centímetros de espessura, apoiados em delgados pilares centrais de seção circular, com nove centímetros de diâmetro. Os pórticos são travados na cobertura por terças metálicas. No memorial apresentado pela equipe, a curvatura é justificada por aproximar-se da “estética automobilística“.

O acesso de pedestres ocorre pelas laterais, através de pequena rampa. A plataforma é sempre fechada por guarda-corpos em um dos lados, enquanto o oposto é utilizado para embarque de passageiros. Por isso, existem, no mínimo, duas plataformas (em mesmo alinhamento) em cada estação de transferência, cada qual servindo um sentido de tráfego.

Dessa forma, diminui o espaço físico que as atuais estações ocupam nas vias públicas. Os ônibus, nesse caso, terão as portas invertidas, uma vez que o acesso será à esquerda, do mesmo lado do motorista.

Sob o viaduto Martinho Prado, plataformas da parada INSS
contrastam diversos momentos da capital paulista


Há certo simbolismo nas imagens da estação da avenida 9 de julho: criada em 1941, a avenida representou o progresso paulistano. Ali, a partir de então, se sobrepuseram diversas intervenções, públicas e privadas, para o bem ou para o mal.

Com suas estações, Barbosa e Corbucci agora convivem, entre outros, com Prestes Maia e Uchoa Cintra, Vilanova Artigas, Croce Aflalo & Gasperini e Lina Bo Bardi.

Linha Fugê
Atendendo a prefeituras de todo o país, a Goloni Imobiliário Urbano, de São José do Rio Preto, é especia-
lizada em produtos destinados à formação, conservação e preservação de praças, jardins e parques municipais.

Entre os vários modelos que produz estão as peças da linha Premium, composta por abrigos para passageiros em pontos de ônibus, confeccionados em concreto, tubo de aço galvanizado de 3” ou aço carbono e cobertura em policarbonato.Também têm destaque os modelos de lixeiras de concreto vibrado e envernizado ou em fibra de vidro, com tubos de aço galvanizado de 2”. Ainda confecciona diversos tipos de bancos para praças, em madeira tratada, ferro fundido e concreto.



Um novo design europeu está chegando
para as cidades brasileiras



A Goloni disponibiliza também opções em floreiras de concreto vibrado e envernizado e de fibra de vidro, protetores de árvores feitos de chapa expandida, guardasol e cadeiras confeccionadas em fibra de vidro, entre outros produtos.

Completando seu rol de produtos, está introduzindo com exclusividade no mercado nacional a linha Fugê, com novo design europeu - que traz traços arrojados e inovadores -desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura de Barcelona.

||| Mais uma boa matéria sobre Vidro Aramado |||

ARAMADO

Tradicionalmente, o aramado é um vidro impresso, translúcido, disponível em várias cores. Nele é incorporada uma rede metálica de malha quadrada.

É considerado um vidro de segurança segundo a ABNT. Em caso de quebra, o vidro fica preso a rede metálica, deixando o vão indevassável até sua substituição. A rede metálica tem também a função de segurar os estilhaços de vidro na hora do rompimento da placa, inibindo invasões e evitando o ferimento de pessoas no momento da quebra.

Malha metálica

PROPRIEDADES

· Vidro de segurança: são vidros cuja tecnologia de fabricação ou montagem permite reduzir a probabilidade dos acidentes choques, a deformação ou incêndio.

· Resistente a impactos: são vidros que oferecem maior resistência contra impactos de pessoas ou objetos.

Vidro aramado aplicado em cobertura

UTILIZAÇÃO

Possui uma grande variedade de aplicações na arquitetura:

· Caixa de escada;

· Coberturas;

· Fechamento de clarabóias;

· Sacadas/ peitoris/ guarda-corpos.

Vidro aramado transparente

12 outubro 2006

Artista Plástico - Arte em Paredes

Pessoal,

acessem: www.esculturamoderna.com.br
e-mail: contato@guandare.com.br

Um excelente trabalho e um excelente profissional.

Inclusive você pode vender em sua cidade os trabalhos.

10 outubro 2006

À prova de mau tempo

À prova de mau tempo

Passarela pode ser em vidro, policarbonato ou lona plástica. Essa última, no entanto, é a que oferece maior versatilidade, podendo ser translúcida, estampada ou lisa

A combinação sol e chuva pode ser fatal para seu sofá, aparelho de tevê ou condicionador de ar. A exposição diária aos agentes naturais provoca, por exemplo, desbotamento de tecidos, superaquecimento de sistemas eletrônicos ou mesmo aumento de consumo de energia. Em residências ou locais de trabalho, o remédio para estes e outros inconvenientes têm sido os toldos.

O conceito de toldo não fica apenas naquelas peças com forma de semi-arco, em lona plástica, tão comuns nas fachadas de prédios dos anos 80. O recurso hoje pode proteger e compor também passarelas, estacionamentos, vitrines - como se fossem cortinas roll on - e festejos, como os de reveillon, à beira-mar. "Nós importamos esse último da Itália, onde é conhecido por dommus", lembra o sócio-gerente da Protoldos, Albano Leal.

"O desenho mais comum para um toldo é o meio-arcada. Também o tipo triangular, que utiliza uma espécie de mão francesa, é bem fácil de encontrar, sobretudo em prédios. O que faz a diferença é o material", diz Angelina Gusmão, do ACL & T Arquitetos Associados. O Vidro, o policarbonato e até mesmo a tradicional lona plástica podem ter várias versões.

vantagens - Do material, a lona é que oferece maior versatilidade. Ela pode ser translúcida, tipo night and day, opaca, estampada ou lisa. O policarbonato também tem vantagens. Faz curvas e é bastante duradoura - especialistas dizem que tem mais resistência que o vidro. Pode ser trabalhado nos tons fumê, azul, verde, dourado e branco (transparente). Já a estrutura de sustentação fica apenas com o ferro e o alumínio.

Os preços são dados por metro quadrado. Os valores para toldos em policarbonato variam com a espessura e tipo (listrado ou compacto) da chapa a ser utilizada. Na Protoldos, o metro quadrado fica entre R$ 140 e R$ 270. Na mesma loja, um toldo em lona lisa, com estrutura de ferro, 2m de largura por 1m de avanço, fica em torno de R$ 140. Com medida idêntica, se for usado alumínio e lona night and day, o preço pode dobrar. Os toldos para festas custam cerca de R$ 2 mil - em geral têm 6m por 5m. "Além de fazer sob encomenda, também alugamos prontos. O aluguel, fora o mês de reveillon, custa R$ 100 por dia", avalia Albano Leal.

Seja qual for a escolha, vale pedir orçamentos em diferentes empresas e, claro, referências sobre algum trabalho executado. E o se você escolheu um toldo em lona que tenha emendas, preste atenção nesta junção. Ela fica mais resistente quando é vulcanizada.

Serviço

ACL & T Arquitetos Associados - 462.5994
Protoldos - 339.4542

06 outubro 2006

Película em vidro: Valorização e Design na Arquitetura




Películas oferecem inovação e segurança em projetos arquitetônicos


Películas com foco exclusivo em projetos de arquitetura, construção, decoração e design
Arquitetos, construtores, decoradores e designers agora possuem um novo elemento para seus projetos. São as películas protetoras, também conhecidas como window films ou insulfilms, entre outros nomes. Em São Paulo, uma das empresas que se destacam no fornecimento desse material diferenciado é a Action Film. "O produto começa a ganhar mercado no Brasil, onde os usuários o reconhecem e aplicam cada vez mais em função dos diversos benefícios e economia em projetos arquitetônicos", afirma Bruno Rafael May, Diretor Comercial da Action Film.
Essas películas oferecem controle solar, protegem e amenizam a iluminação e temperatura de ambientes e ainda oferecem o fator segurança, no caso de estilhaçamento de vidros ou tentativas de assalto ou vandalismo. Com essas características, os produtos são cada vez mais instalados em residências, escritórios, guaritas ou qualquer ambiente envidraçado.
Os projetos que começam a ganhar corpo no país já são amplamente adotados nos Estados Unidos e Europa há algum tempo. Um famoso exemplo norte-americano é o prédio da matriz da Esso em Houston, no Texas, que tem 30 anos de existência. Em suas 6.200 janelas, espalhadas por 43 andares, foi instalada uma película de controle solar de alta tecnologia. A instalação dos 15.000 metros quadrados de película proporciona sensível economia de energia e uma grande melhora estética do edifício. Na cidade de São Paulo, um dos casos de aplicação de película em grandes obras é o prédio do MASP - Museu de Arte de São Paulo.
A película protetora é constituída de diversas camadas incluindo poliéster, pigmento, adesivo de fixação, adesivo de laminação, liner, camada de anti-risco (scratch resistant), proteção UV e metais. Seu grande rival no mercado é o vidro laminado, normalmente utilizado nos mesmos projetos arquitetônicos. "O principal diferencial que oferecemos ao apresentar a novidade aos consumidores é a economia, já que a película possibilita reduções de até 70% no orçamento de projetos em comparação com uso do vidro laminado", aponta May.
Presente no mercado brasileiro há oito anos com atuação que abrange todo o território nacional, a Action Film é uma das únicas empresas que aposta especificamente no promissor mercado de películas com foco exclusivo em projetos de arquitetura, construção, decoração e design. Segundo May, esse é um mercado muito promissor e pouco explorado no Brasil. "Para se ter uma idéia, crescemos uma média de 170% nos últimos meses e nossa perspectiva é crescer mais de 300 % no próximo ano", completa.
O quase desconhecido uso da película protetora, window film ou insulfilm oferece benefícios que merecem ser considerados em reformas ou construções. Os profissionais do setor a adotam simplesmente por razões estéticas, obtendo rapidamente um exterior mais bonito, moderno e harmonioso ou ainda com foco na saúde, já que o produto rejeita em 99% os raios ultra-violeta. Outra possibilidade é a economia com ar-condicionado em função da retenção do calor ou ainda as questões de segurança já que a película deixar o vidro mais escuro e possui um tipo de cola extremamente poderosa. Nesse último caso, se houver a quebra do vidro, o produto na maioria das vezes segura os estilhaços, evitando acidentes. É uma boa alternativa para os que procuram opções de reduzir os custos em seus projetos.

Contribuição: Pele de Vidro - Design e Arquitetura